domingo, 18 de setembro de 2011

Politicamente necessário...

Meu partido
É um coração partido
E as ilusões
Estão todas perdidas
Os meus sonhos
Foram todos vendidos
Tão barato
Que eu nem acredito
Ah! eu nem acredito...
[...]
vou pagar
A conta do analista
Pra nunca mais
Ter que saber
Quem eu sou
Ah! saber quem eu sou..
(Cazuza - Ideologia )





          Tenho pensado muito na situação em que o Brasil está. Não é agradável constatar que a culpa é muito mais nossa do que de qualquer outro. Calma, antes que abra a boca para me dizer o que eu pensei de mim mesma quando comecei a desenvolver a ideia do post, pensemos juntos, analisemos a grande piada que nos tornamos e dela nós mesmos rimos. Será que somos suficientemente politizados, conscientes dos deveres civeis e defensor dos direitos enquanto cidadão? É, nos faz pensar, não acha?

          Ainda no caminho do pensamento, será que nós percebemos a situação de marionetes em que nos colocamos? Abraçamos a política cesariana (não é tipo de parto, embora dolorido tb, se trata de Júlio Cesar) do "Ad populum panis et circensis", para o povo, pão e circo, e achamos que está tudo bem, desde que não seja eu na arena. Nos calamos, nos conformamos, nos iludimos com falsas mentiras, simplesmente adotamos a segura postura de que se não me faz mal...tudo bem!

          Não é o pensamento que gostaria de defender, mas não há como. Fala-se de desenvolvimento industrial, tecnológico, humano, mas não pensamos que precisamos de pessoas habilidosas, firmes em suas opiniões, coerentes. Temos medo de admitir que nossa voz já foi arrancada de nossa garganta há tempos, preferimos crer que as coisas são assim mesmo.

          E vendo a imagem que diz para os professores se unirem, bom, pensei: "É o que precisamos, união, junção de forças de categorias de expressão na sociedade". Claro que professor, especificamente no Brasil, não tem tanta expressão assim, infelizmente, somos massacrados para que nossa voz não seja ouvida. Vamos dar o pão e o circo ao povo, assim não verão que o estudo, o conhecimento, a EDUCAÇÃO é o que nos faz crescer e sermos melhores!!!


Você tem uma escolha!!!!
Faça de sua vida uma conjugação positiva...

Levante, lute, grite, critique, conscientize-se, questione, mude, transforme, reaja...
Não queira ser manipulado, você é mais que isso!!!



 
          "Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor.
            Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."
( Paulo Freire )

Nenhum comentário:

Postar um comentário