domingo, 25 de dezembro de 2011

Rock e seriados - parte I


     
"There's a man going around taking names
And he decides who to free and who to blame
Everybody won't be treated all the same..."
(((Johnny Cash - The man comes around)))
 
          O mundo dos seriados tem seu apelo entre os americanos e hoje somos parte dessa franquia, ainda engatinhando, mas assumindo nosso espaço. Claro, sem mensionar os seriados britânicos que dominam em todos os quesitos e o canadense assumindo de vez seu lugar...

          É importante, em tudo que formos fazer, entender que nem sempre é pelo puro e descompromissado entretenimento, mas principalmente pela qualidade dos roteiros e dos elementos fílmicos incluídos, como trilha sonora, jogo de câmeras, iluminação, símbologia, referências e aprofundamentos que levam os mais leigos a buscarem entendimento no que veem...

         Um dos melhores seriados da atualidade que trata de perfis de criminosos - Criminal Minds -, de forma adulta e séria, tb navegou em águas conhecidas... no episódio 3x16 - Elephant's Memory (Memória de elefante) o "insub" é um apaixonado por Johnny Cash e a referência a uma das grandes músicas de Cash está presente, determinante...The man comes around
  
   Na história, o tema do bullying é marcante e o profiler Reid comenta como ele não consegue esquecer o que havia acontecido com ele em sua infância e assim consegue se aproximar do personagem para neutralizá-lo antes que o pior aconteça. Um episódio memorável e perturbador, com certeza está no top melhores.
         

          Uma outra referência espetacular está na série SUPERNATURAL, com certeza os fãs se lembram de um episódio em que os irmão vão para a prisão acabar com a ameaça de um fantasma (2x19)...rsrsr se lembram do título???
FOLSOM PRISOM BLUES

          Referência foda à música homônima de Jonny Cash, claro que em se tratando de Eric Kripke é mais um detalhe de sua genialidade e homenagem aos grandes do rock!!! Isso porque não é a primeira referência, na lista ainda  temos Metallica, Bon Jovi, AC/DC, Bachman-Turner Overdrive, Kansas, Bad Company, Blue Öyster Cult, Journey, Foreigner, Ramones, Bob Dilan, Creedence Clearwater Revival entre outras pérolas. A escolha dessas bandas é coerente com todo o clima do show e está nos títulos, nos disfarces ou mesmo nas interpretações, com em Eye of the Tiger, impagável Dean incorporando a música.



Bem, se ele me libertassem desta prisão,
Se aquele trem fosse meu,
Eu aposto como eu iria só mais um pouco longe
Longe da prisão de folsom
É onde quero ficar
E deixaria aquele apito
Levar minhas tristezas...
(((Johnny Cash - Folsom Prison Blues)))

          E reafirmando a qualidade dos shows em tv, que finalmente deixou der ser o patinho feio das grades de entretenimento. Haja visto que nomes estelares já deram o ar da mais unânime graça nas telas: Meryl Streep in DAMAGES, Forest Whitaker in CRIMINAL MINDS: SUSPECT BEHAVIOR (cancelada), Ashton Kutner in TWO AND A HALF MEN, ou mesmo o premiado Dustin Hoffman no novo drama da HBO LUCK.
          Claro que a lista não acaba por aí, mas vale pelo entendimento de que qualidade não depende apenas de 2 horas numa sala de cinema e bilhões em investimento.


By Léiah Val. Laverny & Anissa Baviera


         

Nenhum comentário:

Postar um comentário